top of page

Top 5: Filmes além do romance

Sempre gostei muito de comédias românticas, porém chega um ponto que elas se tornam repetitivas. Por isso, comecei a gostar de histórias que deixam alguma mensagem, que vão além do romance água com açúcar, por isso fiz esse top 5 dos mais legais que assisti nesse gênero, que deixam a gente pensando um pouco sobre como nos relacionamos com outras pessoas.

1. Simplesmente amor

Simplesmente amor é um daqueles filmes que tem um enorme e talentoso elenco contando histórias paralelas. Essa mistura nem sempre dá certo e esse é o primeiro medo que tenho quando vejo um filme assim. Mas essas histórias no filme conseguem ganhar corpo ao longo do roteiro e fazem a gente torcer para os casais se darem bem no final. O que chama atenção é que ele vai além do romance homem-mulher, esse filme abrange o amor como um todo com suas diferenças e nuances, mas com o sentimento principal que une as pessoas. Destaque para a participação do brasileiro Rodrigo Santoro, Hugh Grant, Colin Firfh, Júlia Roberts e outras feras do cinema.


2. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain















Esse é o filme queridinho do cinema francês que revelou Audrey Tautou para o mundo. O filme conta a história de Amélie (Audrey Tautou) que após deixar a vida de subúrbio que levava com a família muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo. Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Esse filme faz reflexões sobre como vemos a vida e como tornamos as coisas mais complexas do que são, ou damos importância a coisas impostas pelos padrões sociais. Destaque para a linda fotografia do filme que nos mostra a linda cidade de Paris de um forma simétrica, mais iluminada e contando por si só um pouco da história. A cidade fala muito nesse filme.


3. Meia Noite em Paris












Esse filme dispensa apresentações por ser do grande Woody Allen que sempre inova nos seus roteiros. Meia Noite em Paris ganhou o Oscar de Melhor roteiro original em 2012 e na minha humilde opinião é o melhor filme de Allen, não me julguem rsrs. O protagonista, vivido por Owen Wilson, é um escritor que passa por uma crise no relacionamento com a noiva quando vive uma aventura e se apaixona pela Paris dos anos 1920. Assim como em Amélie a fotografia é impecável, tanto a cidade atual como a dos anos 1920 representada pelos bares e figurinos, principalmente a noite. (Estou suspeitando que a cidade de Paris é que torna isso possível, tem um charme a mais mesmo). O filme vale muito a pena e no final te deixa com uma sensação de que as vezes coisas que a gente gosta parecem loucura, mas é isso que nos faz feliz.


4. Medianeras

Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual, título no Brasil, foi o filme que me fez despertar para o bem elaborado e inteligente cinema argentino. Esse filme me fez ver como nossos "hermanos" evoluíram e como nós brasileiros estamos carentes de produção local de qualidade. Medianeras é uma referência aos cantos dos prédios que se tornam locais de propaganda e ao crescimento desordenado das grandes cidades, como as relações se perdem nessas "medianeras" também com o advento da internet. Parece um pouco confuso, porém o diretor leva com maestria as referências. Os dois protagonistas tem características distintas e ao mesmo tempo parecidas, além de serem praticamente vizinhos, mas não se conhecem. Você fica torcendo pra eles se cruzarem, é um filme que na primeira cena você é fisgado e nos próximos 30 minutos o roteiro lento parece ser fraco, mas a história vai se revelando ao longo das cenas e interligando os personagens.


5. Elizabethtown

No Brasil encontramos esse filme como TUDO ACONTECE EM ELIZABETHTOWN e conta a história de Drew Baylor (Orlando Bloom) que é demitido após causar um prejuízo milionário em um empresa de sapatos, além de outros acontecimentos que deixam Drew com tendências suicidas. Esse é um daqueles filmes que marcam sua vida para sempre em todos os sentidos. Pelo menos aconteceu comigo. Uma história marcada por diálogos reflexivos sobre a vida, sobre fracassos, tristeza e como isso nos faz ser humanos. Sou apaixonada por esse filme também pela trilha sonora incrível, casa muito bem com o roteiro e faz a gente mergulhar na história. A cena em que Drew atravessa o país de carro nos faz viajar com ele.


Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
Recent Posts
bottom of page