top of page

Downton Abbey: A série britânica que vale a pena cada episódio


É claro que o título não está nada imparcial e não mostra em nenhum momento algum envolvimento emocional com a série. Tá. Confesso, esse post, assim como todos que eu faço tem um “quê” particular de amor. Essa série britânica que foi transmitida de 2010 a 2015 foi vencedora de 15 emmys e 3 globos de ouro pela grande qualidade que apresenta. A série conta a vida de uma família da aristocracia inglesa no início do século XX que mora em um castelo. Ao longo das temporadas acompanhamos os dramas da família Crawley e dos criados no andar de baixo de Downton Abbey. Para quem gosta de histórias de época como eu é uma das melhores séries já feitas.


Contexto histórico


A série se inicia em 1912 com a tragédia do Titanic que afeta diretamente a família, porque na ocasião o herdeiro morre e naquele tempo só quem herdava essas grandes propriedades eram homens. Como o Lord Grantham, detentor de Downton Abbey, só tinha filhas mulheres a propriedade agora estava nas mãos de um desconhecido primo distante. A primeira temporada caminha até o início da Primeira Guerra Mundial, que se desenvolve ao longo da segunda. O diferencial dessa série é que acompanhamos vários acontecimentos históricos como a primeira guerra, o nascimento do socialismo e ascensão social da mulher do ponto de vista da família que sente diretamente esses efeitos.


Figurinos


Os figurinos são algo a parte. São as roupas mais maravilhosas que já vi e a gente fica babando no glamour de todas as peças. A série mostra os detalhes de como funcionava essas mansões da aristocracia, cheia de regras de etiqueta e detalhes para cada ocasião. Alguns vestidos usados pela a personagem Lady Mary foram feitos sob medida em um trabalho maravilhoso da estilista de figurino Anna Robbins. É cada detalhe de encher os olhos. Sem falar dos maravilhosos vestidos da Condessa Viúva e pela Lady Grantham, a americana Cora.


Roteiro empolgante com diálogos maravilhosos


O roteiro dessa série é uma coisa assim que todo mundo devia saber: escrever uma história simples com uma sensibilidade e percepção de mundo impecáveis. As falas e a forma como a história se desenvolve é realmente muito empolgante sem precisar de apelação. Todos os personagens são desenvolvidos, sem menosprezo a nenhum, e vão carregando consigo dramas internos e externos.


Elenco


O elenco de Downton já ganhou vários prêmios, porque claro, eles são muito bons. É um elenco grandioso com atuações detalhadas e perfis totalmente bem escritos e interpretados. Todos os personagens têm seus dramas pessoais e perfis diferenciados. Então para não me alongar vou citar os quatro que mais me chamam atenção.


1 – Mr. Carson

O Sr Carson, mordomo de Downton é uma das figuras mais emblemáticas da série e com umas sacadas bem diretas e que esbanja proteção aos valores da aristocracia. O engraçado é que ele é o chefe da hierarquia dos criados e encara o trabalho com uma devoção e dedicação total aos padrões ao qual a sociedade britânica estava acostumada.


2 – Matthew Crawley

O herdeiro que até então ninguém conhecia na verdade é um advogado liberal que trabalha, coisa que a aristocracia achava um disparate. O que mais me chama atenção no Matthew é que ele é bem diferente da família do lorde e não deseja ser dono de downton e nem trabalhar para que esses padrões se mantenham de pé. Fora que ele é o mais lindo, fofo e lindo da série. Amo, confesso.


3 – Lady Mary

Lady Mary é simplesmente maravilhosa, não por ser a que tem os melhores figurinos ou a que tem mais prestígio por ser a filha mais velha, ela é a personagem que mais aprende com os erros e o perfil psicológico mais bem desenvolvido, na minha opinião. Mary começa a série como uma típica filha da aristocracia que procura casamento para se estabelecer na sociedade. Ao longo das temporadas ela vai ficando mais forte, mais complacente e mais segura do seu papel, que não é apenas casar e ter filhos.


4- Violet


Por último, por que ela é a mais importante, a Condessa Viúva de Grantham. Ela tem simplesmente as melhores falas da série, não há uma fala de Violet que eu não queira parar e fazer print. Não vou nem me alongar nela porque a mulher por si só já é um dos maiores motivos de assistir Downton. Eu amo ela cara. Eu queria ser amiga dela rsrs


Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
Recent Posts
bottom of page