top of page

Kara Para Ask: A série turca mais ocidental e viciante já feita



Kara Para Ask (Dinheiro sujo e amor, em tradução livre) é uma série de televisão turca com duas temporadas que foram ao ar em 2014 e 2015 pela poderosa produtora Ay Yapim. Escrita por Eylem Canbolat e Sema Ergenekon (palmas para essas duas gênias) com Engin Akyürek (Ömer Demir) e Tuba Büyüküstün (Elif Denizer) como protagonistas.


Tenho tanta coisa para falar dessa série porque eu realmente me apaixonei por essa história, mais vou deixar o lado sentimental um pouco e falar sobre o que realmente importa.


Quando acabou Fatmagül eu chorei, fiquei triste e me perguntei o que seria da minha vida sem Fatinha (apelido carinhoso dos meus amiguinhos da internet) e Kerim. Mas aí descobri KPA com o mesmo ator, o Engin, e aí que veio o meu novo vício. Sabe aquela história que te deixa intrigada, com medo, triste, alegre, curiosa e dá altas risadas ao mesmo tempo? Esse série é KPA. Nos dois primeiros episódios acontece tanta coisa que você fica, poxa, como assim? É muita ação, tiro, treta, morte, mistério, ufaaa. Pense como tem velório, em Kara vacilou leva um tiro. Assisti 40 episódios em uma semana, virei uma zumbi totalmente.

Falando um pouco da história, o detetive de polícia Omer Demir (Na tradução chilena ficou Omar) tem sua vida colocada de cabeça para baixo quando encontra sua noiva Sibel e o empresário Ahmet Denizer mortos dentro de um carro. O empresário é pai da designer de joias Elif Denizer e aí que começa o suspense. Elif e Omer ficam curiosos com a ligação que ninguém sabia entre os dois defuntos. Omer descobre diamantes falsos dentro do carro do assassinato e no quarto da noiva. A irmã de Elif (que diga-se de passagem é uma louca) é sequestrada e a partir daí os dois começam a trabalhar juntos e tentar descobrir a ligação entre o assassinato, o sequestro e outros crimes como lavagem de dinheiro.

Essa é a série turca mais ocidental que já assisti porque se parece muito com as séries que estamos acostumados e também bem mais liberal do que as outras que passaram aqui no Brasil. Eu assisti vídeos e li artigos falando que a Turquia é bem conservadora em alguns aspectos, lógico que as cidades como Istambul e Ankara as pessoas são bem mais modernas. Porém, em KPA os personagens se beijam na rua, coisa que lá não é bem visto e as roupas das mulheres também são mais curtas, bem parecidas com as nossas no ocidente. Acredito que é uma forma de vender a série para os países da America Latina, EUA e Europa, e deu muito certo, a produção turca ganhou ares mais modernos sem perder a essência do país.

Notas importantes:


Engin Akyurek está muito bem no papel, não se parece em nada com Kerim de Fatmagul. Seu personagem é um herói com todas as características, porém com uma empatia, um olhar e um gênio explosivo que dá gosto de ver. Mas, uma ressalva, você vai se apaixonar pela beleza e carisma desse turco, não se distraia por isso. Junto com seus amigos Arda e Pelin, também policiais, e uma ajudinha da Elif, formam o núcleo mais carismático e envolvente da série. Omer e Arda tem um jeito único de fazer a gente rir das desgraças com piadinhas certeiras e sinceras.


Elif é uma mocinha forte que chora (às vezes), mas não nos irrita, porque ela passa por muitas coisas sozinha e é obrigada a fazer alguns trabalhinhos ilegais para salvar a irmã. É lógico que qualquer pessoa normal desaba. Ninguém é a Emily Torne ou Victoria Grayson para ver uma pessoa morta, derramar 3 lágrimas e planejar uma vingança antes mesmo do velório. Elif passa por muitas coisas, é colocada no mundo da criminalidade sem nem saber, mas ela é bem inteligente e sabe lidar com a situação, com a ajuda do Omar é claro.


Outra característica que adoro nessa série são os vilões super bem construídos, com várias nuances, histórico de vida que explica a entrada no mundo do crime. Não são ruins só porque querem, eles também são humanos e a história mostra como o lado ruim foi aflorado nessas pessoas. Destaque para Metin/Fatih com grande atuação, ator muito expressivo e que encarna o personagem com unhas e dentes. Metin é aquele vilão muito inteligente que te dá orgulho e sempre está um passo a frente na história. Ele é tão bem construído e carismático que te deixa envolvida e sem perceber você estará torcendo por ele também, a la Klaus de TVD.

Eu poderia ficar falando sobre todas as características que gosto e todos os detalhes que me chamam atenção nessa série, mas isso vai ficar para um próximo post para não entregar spoilers para vocês. Sou suspeita para falar, mas vale muito a pena, cada episódio é uma emoção diferente.


Segundo algumas fontes, a Band já teria comprado os direitos da série, porém sem previsão de estréia no Brasil. KPA está disponível na internet em espanhol porque já foi exibida em alguns países da America Latina, e a emissora também disponibiliza todos os episódios originais em turco no youtube, quem souber falar turco pode conferir na integra os episódios. Assistam e tirem suas conclusões. Mas eu garanto, em Kara ou você ama ou não conhece.


Follow Us
  • Twitter Basic Black
  • Facebook Basic Black
  • Black Google+ Icon
Recent Posts
bottom of page